Livro: Breves Coisas da Vida

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Livro: Breves Coisas da Vida
Paginas: 83
Editora: Chiado Editora
Autora: Danielle Meniche Cruz

*cedido pela autora para a resenha*
Sinopse:A vida passa rápido. Você olha no relógio num minuto e no outro lá se foi uma hora. A gente não anda, corre. A gente não come, engole. A gente não tem tempo para olhar nos olhos enquanto conversa, pois o WiFi é mais importante.A gente não enxerga o homem que pensa na vida sentado nas escadarias do metrô. O músico que toca violino na praça movimentada e faz as lembranças ecoarem. A moça que estampa a tristeza no meio-fio da solidão. As gafes que quebram a rotina. Encontros inesperados com o destino. Pequenos gestos. Olhares curiosos. A gente segue em frente e os detalhes da vida passam despercebidos no dia-a-dia corrido.As crônicas de Breves Coisas da Vida revelam essas situações que os olhos apressados não vêem e mostra que aqueles momentos peculiares do cotidiano fazem parte das belezas da nossa existência. Esta coletânea de quarenta e oito textos aborda as lembranças de infância, relações familiares, a falta de tempo, o autoconhecimento e muitos assuntos sobre os quais nos questionamos hoje em dia.

Oi meus amores tudo bem com vocês?
Eu sumi durante uma semaninha não é mesmo? Peço mil desculpas por isso, eu ando tendo tanto problema com sono que ta difícil para ler, me concentrar tudo.
Tenho fora essa resenha mais duas para vocês e que ja deveriam estar postas, mas devido a isso ainda não as coloquei.
Agora com enorme prazer venho falar do livro Breves Coisas da Vida de Danielle Meniche Cruz, e dizer que fiquei um pouco surpresa com ele, bora para a resenha?

Breves Coisas da Vida tem em seu intuito trazer varias cronicas sobre pensamentos da nossa vida, desde coisas mais complexas, até coisas mais simples. Você encontra aqui de tudo. Desde o que você sente sobre um Estado, até o que você sente sobre um personagem heroico por exemplo.
 O que mais me chamou atenção em todo o conteúdo do livro da Dani, foi a simplicidade com que ela escolheu as palavras, abordou os temas e me conectou a todos os pensamentos. Eu realmente senti o que ela escreveu - não digo que senti tudo que ela sentiu - mas creio que tive uma grande fração do entusiasmo dela ao colocar cada palavrinha no papel.

Mas para explicar melhor, escolhi duas crônicas para comentar com vocês.
A primeira crônica se chama O VICIO DAS PALAVRAS.
Creio eu que ela tentou demonstrar o que ela sente e sentiu ao escrever este livro. E a escolhi pois achei magnifico como eu me conectei com esta crônica. Eu uso muito a escrita, principalmente para demonstrar sentimentos, então maravilhoso o fato de mais alguém colocar em um papel o real sentimento de amor que tem por esta maravilha que é escrever

"Dá vontade de empunhar a caneta, o lápis, a pena, usar a maquina de escrever ou abrir um novo documento no Word.
A alma lateja( Trecho da Cronica, O Vicio das Palavras)
Outra crônica que eu amei e achei que me identifiquei muito foi Coincidências.
Não sei porque, mas essa crônica me fez lembrar de muitas coisas, um carinha que encontrei mais de uma vez no banco, ou uma mulher de vestido florido que encontrei na mesma esquina duas vezes um dia. Achei interessante ela abordar isso tão harmoniosamente, e demonstrar com poucas palavras tudo que sentimos quando nos perguntamos " Coincidência, ou destino?"
Foi bacana, ler atraves das palavras dela como a vida por nos surpreender e nos mostrar tão pequenos diante as suas proporções tão enormes.
"Nós temos o livre-arbítrio, mas há coisas que não acontecem por acaso, estão programadas". (Trecho da crônica Coincidências)
Eu havia dito acima que iria falar de duas crônicas só, porem impossível falar somente de duas (por isso não reeditei esse post, para todos saberem como fora complicado eu tentar escolher uma ou duas crônicas só kk
A outra crônica que escolhi se chama Silêncio, e ela retrata bem meu convívio diário comigo mesma. Pois, quem nunca ficou pelo menos um tico pensando consigo mesmo sobre as idas da sua vida, os ideias estabelecidos, ou fez isso pelo simples prazer que o silêncio que nossa mente provoca diante do resto é reconfortante?
Achei incrível ela explicar o tamanho significado do silencio nessa crônica, silencio principalmente de uma das partes que mais nos pressiona e nos tem, nossa mente.
 "Sem palavras o tempo passa em uma velocidade diferente daquele do mundo, tudo é muito mais lento, porém mais fácil para compreender os caminhos da vida". (Trecho da crônica Silêncio)
Bem gente, espero que através das três crônicas que citei vocês possam entender quanto belo é o livro da Dani.
Fora isso algumas informações, o livro da Dani é bem curtinho tem em torno de 83 paginas, e todas as crônicas com raras exceções são de uma pagina só. Quem gosta do estilo vai ler rapidinho e até que esta aprendendo a amar - como eu - também irá ler.
Li o livro da Dani a semanas já, mas acabei atrasando tantas resenhas que acabei indo colocando as outras. Então até peço desculpas a Dani pela demora.

Espero que todos tenham gostado da resenha como eu amei ler este livro.
Um abraço<3

6 comentários

  1. Oie Cami ><
    Ainda não tinha ouvido falar sobre o livro,mas eu o achei bem interessante,você disse que ele e bem simples e tals,gostei disso !
    A tempos não leio Crônicas ....
    Mas em breve lerei este ^^
    Beijos
    ✺⇢Cantinho da Bruna⇠✺
    ✺⇢@cantinhodabruna⇠✺



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru, tudo bem com você?
      Como disse o livro é realmente simples e rápido de ler. Acho que para quem curte cronicas ou esta começando a ler o gênero é um ótimo começo
      Um beijao

      Excluir
  2. Oi Cami!

    Eu amo livros assim! Ainda mais por serem crônicas curtas, que é as quais eu mais gosto.
    A crônica Coincidências parece excelente mesmo. Espero ter a oportunidade de ler o livro da Danielle logo, eu amo crônicas.

    Beijos
    http://www.carolice.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca!! Fale com ela para saber mais sobre o livro que vocÊ ira se encantar ainda mais kk.
      Eu gostaria de ter falado de todas rsrs, mas realmente Coincidência é uma crônica fantástica!
      Um beijão

      Excluir
  3. Oi Camila!
    Adorei esses trechos das crônicas que tu colocou, fiquei com vontade de ler o livro, pois creio que me identificaria muito com elas também!
    Beijos

    https://happinessandlucky.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ali, desculpe a demora pra te responder.
      Realmente fico feliz que tenha gostado, vou tentar introduzir nas outras resenhas !
      Procure a autora e converse com ela, você vai ama-la
      Beijinhos

      Excluir